Roteiro para elaboração do Projeto de Pesquisa



CURSO DE ARTES VISUAIS /CCHS/UFMS

GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM CULTURA VISUAL E ARTE

 PROGRAMA ARTE NA ESCOLA

PÓLO ARTE NA ESCOLA/MS



Orientação: Aline Sesti Cerutti

Demo (1996, p.34) insere a Pesquisa como atividade cotidiana considerando-a como uma atitude, um “questionamento sistemático, reflexivo, crítico e criativo, mais a intervenção competente na realidade, ou o diálogo crítico permanente com a realidade em sentido teórico e prático”.

Pesquisa é um conjunto de ações, propostas para encontrar a solução para um problema, mediante o emprego de procedimentos científicos.
O projeto deve ter capa, folha de rosto, sumário, cada item em uma folha. Usar as normas da ABNT e da UFMS.

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

1. IDENTIFICAÇÃO DO ACADÊMICO: (capa e folha de rosto)
FONE:                                                            
E-MAIL:
INSTITUIÇÃO:
2. IDENTIFICAÇÃO DO ORIENTADOR: (folha de rosto)

3. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO (capa e folha de rosto)
3.1. TÍTULO DO PROJETO:
3.2. PERÍODO DE EXECUÇÃO: Data de início e término.

4. INTRODUÇÃO (nova folha)
A pesquisa pode partir de hipóteses e experiências e motivações pessoais vivenciadas ao longo das práticas e teorias estudas no curso de Artes Visuais e no cotidiano. Deve conter a definição do tema e problema. (mínimo de 2p.)

5- JUSTIFICATIVA (nova folha)
A justificativa apresenta razões históricas, filosóficas, práticas, contextuais ou outras, que assinalam seu caráter e a sua necessidade. Nesta etapa você irá refletir sobre “o porquê” da realização da pesquisa.
Apresentar motivos bons para justificar o desenvolvimento da pesquisa a respeito do tema e problema anunciados na introdução, que possua uma relevância social, científica ou acadêmica.
Escolher um tema significa eleger uma parcela delimitada de um assunto, estabelecendo limites para o desenvolvimento da pesquisa pretendida.
A pesquisa científica depende da formulação adequada do problema, isto porque objetiva buscar sua solução. A revisão de literatura fornecerá elementos para você evitar a duplicação de pesquisas sobre o mesmo enfoque do tema. A revisão de literatura refere-se à fundamentação teórica que você irá adotar para tratar o tema e o problema de pesquisa. Por meio da análise da literatura publicada você irá traçar um quadro teórico e fará a estruturação conceitual que dará sustentação ao desenvolvimento da pesquisa. Escreva a partir de pelo menos dois autores já pesquisados, fazendo algumas citações diretas e indiretas relacionando a sua pesquisa. (mínimo de 3p.)

6- OBJETIVO GERAL (1 p- nova folha)
Define explicitamente o propósito do estudo a ser realizado. Será a síntese do que se pretende alcançar.

6.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS (1p- nova folha)
Caracterizam as etapas ou fases do projeto. Explicitarão os detalhes e será um desdobramento do objetivo geral.
Os objetivos informarão para que você esta propondo a pesquisa, isto é, quais os resultados que pretende alcançar ou qual a contribuição que sua pesquisa irá efetivamente proporcionar.

Os enunciados dos objetivos devem começar com um verbo no infinitivo e este verbo deve indicar uma ação passível de mensuração.
Verbos usados na formulação dos objetivos podem-se citar para:
               Determinar estágio cognitivo de conhecimento: os verbos apontar, arrolar, definir, enunciar, inscrever, registrar, relatar, repetir, sublinhar e nomear;
               Determinar estágio cognitivo de compreensão: os verbos descrever, discutir, esclarecer, examinar, explicar, expressar, identificar, localizar, traduzir e transcrever;
               Determinar o estágio cognitivo de aplicação: os verbos aplicar, demonstrar, empregar, ilustrar, interpretar, inventariar, manipular, praticar, traçar e usar;
               Determinar estágio cognitivo de análise: os verbos analisar, classificar, comparar, constatar, criticar, debater, diferenciar, distinguir, examinar, provar, investigar e experimentar;
               Determinar estágio cognitivo de síntese: os verbos articular, compor, constituir, coordenar, reunir, organizar e esquematizar;
               Determinar estágio cognitivo de avaliação: os verbos apreciar, avaliar, eliminar, escolher, estimar, julgar, preferir, selecionar, validar e valorizar.

7- METODOLOGIA (1p- nova folha)
Expor passo a passo de como irá fazer sobre: levantamento bibliográfico, pesquisa de campo, leituras e produção escrita, elaboração de croquis, esboços, utilização de programas tecnológicos, impressão e a finalização das produções, pesquisa de materiais, seleção de modelos, confecção dos trabalhos finais, análise da produção. Mostre primeiro os aspectos gerais, depois os detalhamentos. (1p- nova folha)

8-REFERÊNCIAS (1p- nova folha)
Listar a bibliografia citada na elaboração do projeto, observando as regras da ABNT. Toda a bibliografia listada aqui deverá aparecer no texto e vice-versa.

9- CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO FÍSICA DO PROJETO (EXEMPLO) (1p- nova folha)

FASES DA PESQUISA
MARÇO
ABRIL
MAIO
(ESCREVER TODOS OS MESES DA PESQUISA)
REVISÃO E FINALIZAÇÃO DO PROJETO JUNTO AO ORIENTADOR

X






PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

X

X


ELABORAÇÃO DO TCC



X

PRODUÇÃO PRÁTICA EXPERIMENTAÇÕES E FINALIZAÇÕES


X

X

COLETA E EXPERIMENTAÇÃO DE MATERIAIS, TÉCNICAS


X

X

PESQUISA DE CAMPO


X

 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS




PRÉ BANCA


X

BANCA FINAL





10- ORÇAMENTO (1p- nova folha)
Escrever sobre os recursos materiais necessários para o desenvolvimento da pesquisa com orçamentos. Por exemplo: tantas telas no custo tal, máquina fotográfica, impressões.

Referências
AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica: diretrizes para a elaboração de trabalhos acadêmicos. Piracicaba: Ed. da UNIMEP, 1998.
BARROS, Aidil de Jesus Paes de; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis: Vozes, 1999.
DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
SILVA, Edna Lúcia da, Estera Muszkat Menezes. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC. 2001. Disponível em:<http://projetos.inf.ufsc.br/arquivos/Metodologia%20da%20Pesquisa%203a%20edicao.pdf> Acesso em 14/10/2010.